quinta-feira, 12 de julho de 2012

A ARPE-ASSOC.POETAS E ESCRITORES CONVIDOU OS ÍNDIOS PATAXÓS DO SUL DA BAHIA PARA FAZEREM A APRESENTAÇÃO NA FEIRA DA CULTURA EM RIO PRETO NOS DIAS 26,27,28 E 29 DE JULHO 2012 E TAMBÉM O SHOW COM OS TAMBORES DA CULTURA MILENAR ORIENTAL NO JAPÃO




APRESENTAÇÃO DOS ÍNDIOS PATAXÓS NO SUL DA BANHIA COMEMORAÇÃO DOS 500 ANOS DESCOBRIMENTO DO BRASIL, 




Índios pataxós lutam para resgatar as tradições culturais

by  •  MultimídiaNacionalNotícia.


Na chegada do ano 2000, o Globo Rural dirigiu seu olhar para os 500 anos do descobrimento do Brasil e para os primeiros habitantes de nossa terra. O assunto foi a recuperação da cultura dos índios pataxós. Para eles, o contato com o homem branco provocou a perda da terra, dos costumes e até da própria língua.
Em 500 anos de contato com o homem branco, os pataxós perderam muito, a começar pela terra. Quando os portugueses desembarcaram em Porto Seguro, em 1500, encontraram os índios tupis. Mas em toda a região, desde o norte do Espírito Santo até a altura de Ilhéus, na Bahia, viviam também os ancestrais dos Pataxós. Hoje, os Tupis estão extintos. Os pataxós ainda lutam por seu espaço.

                                          Fotos JC Eventos Rio Preto - Júlio Vieira

A ARPE EM CONTATO COM O SR. SAKAKIBARA COMPANHEIRO ROTARIANO CONVIDOU TAMBÉM  PARA APRESENTAÇÃO O SHOW DE TAMBORES DA CULTURA MILENAR NO JAPÃO PARA SE APRESENTAREM NA FEIRA DA CULTURA DIVULGANDO SUAS TRADIÇÕES,

A palavra Taiko (太鼓) significa "tambor" em Japonês, diferentemente do nagado, este tambor pode ser feito em vários tamanhos, O nagado-daiko (長胴太鼓, taiko de corpo longo) consiste de duas peças de pele de vaca estendidas e tensionadas sobre um corpo de madeira (tradicionalmente escavado em uma única peça, mas hoje em dia feita de tábuas como um barril). As peles do tsukeshime-daiko (付締め太鼓, às vezes chamado simplesmente de "shime-daiko" ou "shime") são estendidas sobre anéis de aço e montadas como um sanduíche sobre um corpo menor. As cordas usadas para fixar as peles no tsukeshime-daiko's são tensionadas antes de cada uso. O okedo-daiko (桶胴太鼓, taiko com corpo em barril, normalmente chamado de "okedo" ou "oke") pode ser montado sobre um suporte e tocado como outros tipos de taiko, mas é usualmente fixado com alças e carregado nos ombros do percussionista que pode assim andar e tocar ao mesmo tempo. Outros taikos japoneses incluem o uchiwa-daiko (内輪太鼓、 taiko), hira-daiko (平太鼓, taiko chato), o-daiko (大太鼓, grande taiko) e uma variedade de outros instrumentos de percussão utilizados nos conjuntos musicais japoneses como o noh, o gagaku e o kabuki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário