segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ASSOCIADO DA ARPE-ASSOC. POETAS E ESCRITORES RIO-PRETENSE WALTER ROBERTO MERLOTTO DE RIO PRETO GARANTIU O SEGUNDO LUGAR DO PRÊMIO MUNDIAL DE POESIA NÓSSIDE DA ITÁLIA COM O POEMA INÉDITO "HERANÇA"

Rio-pretense é vice no Prêmio Nósside

Daniela Fenti

O funcionário público aposentado Walter Roberto Merlotto, de Rio Preto, garantiu o segundo lugar geral na 28ª edição do Prêmio Mundial de Poesia Nósside, da Itália. Com o poema inédito “Herança”, traduzido para o italiano como “Eredità”, ele garantiu um prêmio de 1 mil euros, além da inclusão do texto na antologia anual do concurso. Em 2008, Vera Márcia Paráboli Milanesi chegou ao mesmo patamar dele, com “Bandeira Brasileira”.

“Foi minha primeira participação. Penso que o trabalho agradou por sua sensibilidade”, diz o autor, lembrando que os versos falam sobre alguém que partiu e deixou um vazio no outro. “Herança” deve ser um dos 52 poemas escolhidos para seu quarto livro, “Inoxidável”, a ser lançado em 2013. A obra foi uma das contempladas com o Programa Municipal “Nelson Seixas” de Fomento à Produção Cultural 2012, da Secretaria Municipal de Cultura.

A campeã foi a italiana Emilia Fragomeni, com o texto “Orme” (em tradução livre para o português, “pegadas”). A terceira colocação, por sua vez, ficou com o cubano José Aquiles Virelles Rodríguez, com a canção “Guajira del Sol”. Neste ano, além de Merlotto, Rio Preto será representada por Alex Wagner Dias, com a canção “Falando de Amor”, que recebeu menção extraordinária, e Cleone Ribeiro, com o poema “Enigma”, que recebeu uma menção. Dias se inscreveu por Ribeirão Preto, mas hoje mora na cidade.

Ao todo, foram inscritos 374 poetas, de 70 países e com expressões em 50 idiomas. Somente do Brasil foram registrados 94 concorrentes. Dos 90 premiados, 18 representam a língua portuguesa, sendo 11 do Brasil, quatro de Moçambique, dois de Portugal e um de Cabo Verde. A cerimônia de premiação deve ser feita no dia 30 de novembro, em Campo Calabro, na Itália. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário